Terras de Riba Coa

Terras de Riba Coa

As Terras de Riba Coa, são o território entre o Rio Côa e a fronteira espanhola, uma fronteira que foi estabelecida em 1297, o que a torna a mais antiga da Europa.

É também um território que, conforme sabemos hoje, é habitado há milhares de anos, como testemunham as gravuras de Foz Côa, o “mais importante núcleo de gravuras rupestres do Paleolitico Superior a céu aberto em todo o mundo”, agora Património Cultural da Humanidade por parte da Unesco.

É neste cenário de rico património histórico, ambiental, gastronómico e cultural, que se desenrola a nossa viagem, numa das regiões menos povoada de Portugal.

É uma viagem que se destina a uma família ou grupo de amigos, com muitos percursos fora de estrada, atravessando paisagens remotas, mas também visitando pequenas aldeias ou vilas.

Ao longo de 3 dias iremos andar por montes e vales, por trilhos de contrabandistas e caminhos rurais do passado, que ligam algumas das localidades e praças-fortes abrangidas pelo centenário Tratado de Alcanizes, que em 1297 dividiu estas terras entre o Reino de Portugal e o Reino de Leão.

Este programa tem de ser feito em 4×4, próprios ou alugados para o efeito.  Todo o percurso é acompanhado por guias de natureza.

1º Dia

Chegada ao Sabugal ao fim da tarde.

Jantar e dormida no Hotel Termal do Cró.

Após o jantar saída para uma visita encenada ao Centro Histórico da cidade Medieval do Sabugal.  Uma viagem até tempos medievais…

2º Dia

Check-out do hotel e partida  nos jipes para um passeio que terminará na região de Castelo Rodrigo.  Pelo caminho passagem pela Barragem do Sabugal e pela zona da Malcata, subindo até à nascente do Côa.

Iremos também visitar 3 aldeias históricas, com importantes castelos: Alfaiates, Vilar Maior e Castelo Mendo.

Haver

A ainda tempo para ficar a conhecer a tradição da Capeia Arraiana, uma manifestação tauromáquica especifica desta região e que consiste numa lide colectiva e com forcão ao touro bravo.  Acontece no mês de Agosto, enquadrada nas festas patronais de cada comunidade.

Antes de chegar ao destino deste dia, será feito um percurso pela Rota do Contrabando, um trajecto ao longo do Rio Côa e será conhecido o projecto Rewilding Portugal o qual, como se imagina, tem como objectivo reintroduzir ou ajudar a sobrevivência de espécies animais ameaçadas.

O alojamento será na zona de Castelo Rodrigo, no Colmeal Countryside Hotel ou, para os mais aventureiros e se o tempo permitir, num alojamento bem ao estilo dos safaris africanos.

3º Dia

Saída de manhã para visitar Castelo Rodrigo.

Continuação para Côa, para visitar uma reserva privada onde poderemos observar aves.

Continuação para a Quinta da Ervamoira, para visita e prova de produtos locais.

Almoço com produtos da região junto ao Rio Côa.

Regresso ao alojamento para descansar e tomar um snack.

Saída ao principio da noite para a visita nocturna às gravuras do Côa.

Nota: caso não seja possível fazer a visita à noite, por motivos climáticos ou outros, agendaremos a visita para esta tarde ou a manhã seguinte.

Alojamento.

4º Dia

Pequeno almoço.

Check-out e tempo de dizer adeus a esta paz, partindo para casa.

De acordo com o seu local de residência, podemos dar-lhe sugestões de visitas a fazer no regresso a casa.

[wdo_ult_video wdo_video_url=”https://www.youtube.com/watch?v=QHQBYd4Y1gs” wdo_video_width=”639″ wdo_video_height=”385″]

Contacte-nos e reserve já a sua próxima viagem!