07 Jun Visitar a Beira Interior
A Beira Interior, apesar de tão acessível, é ainda muito esquecida quando pensamos onde ir numas curtas férias ou fim de semana prolongado. E, no entanto, tem muito que ver e fazer.
Uma das nossas sugestões é a Covilhã, capital da lã e da Arte Urbana. É ainda uma das portas de entrada na Serra da Estrela, um excelente destino também no Verão.
Não longe fica Vilar Formoso, onde vale a pena visitar o Museu Fronteira da Paz. Este museu testemunha a importância que a atitude de 1 só homem teve na vida de milhares de pessoas. Falamos do Consul Português, Aristides de Sousa Mendes e da sua coragem durante a II Grande Guerra.
Deixando a fronteira, encontramos a vila histórica de Belmonte. Fortemente ligada à história dos Judeus Sefraditas e a Pedro Alvares Cabral, vale uma paragem demorada. Não deixe de visitar o Museu Judaico e o Museu dos Descobrimentos.
A qualidade da gastronomia é obviamente excelente. Não faltarão as nossas sugestões de restaurantes que servem os pratos mais tradicionais da região.
As grandes montanhas, algumas vezes inóspitas, e as pequenas aldeias de pedra, convidam a caminhadas e a banhos de rio, nas muitas praias fluviais.
Outros museus a visitar, são sem duvida o Museu Grão Vasco, em Viseu e o Museu do Caramulo. O primeiro destaca-se pela arte antiga e o segundo pela sua coleção tão ampla que inclui brinquedos dos meados do sec. XX, o primeiro Picasso exposto em Portugal e uma magnifica coleção de carros.